Desenvolvendo um estado mental positivo

Uma vez que você tenha começado a investir no autoconhecimento, o próximo passo é cultivar um estado mental positivo. Isso não significa que você deve ignorar os desafios, a dor ou os momentos difíceis. Não é sobre negar a realidade das dificuldades. Pelo contrário, um estado mental positivo se baseia em como você escolhe reagir a essas dificuldades e como você pode usar suas emoções e sua mentalidade a seu favor.

Ler mais
A importância do autoconhecimento: o alicerce da alta performance


A jornada para a alta performance começa com o autoconhecimento. Esse é o alicerce sobre o qual todas as outras estratégias de desempenho serão construídas. Você pode ter as melhores ferramentas, as melhores táticas e as estratégias mais refinadas, mas se não souber quem você é, o que te motiva e quais são as suas limitações, pode ser muito difícil sustentar a performance a longo prazo.

(mais…)
Alta performance e saúde mental: equilíbrio entre desempenho e bem-estar

Vivemos em uma era onde a alta performance é vista como o ápice do sucesso. Profissionais em várias áreas são constantemente desafiados a ir além de seus limites para entregar resultados cada vez melhores. No entanto, muitas vezes, essa busca incessante pelo topo vem com um preço alto. O burnout, a exaustão mental e o impacto da pressão sobre a saúde mental são questões que muitas pessoas enfrentam, mas nem sempre se sentem à vontade para discutir.

Ler mais
Altas Habilidades não são superpoderes

Quando se fala em altas habilidades (AH), ou superdotação, muita gente logo pensa em pessoas geniais, prodígios resolvendo equações impossíveis ou escrevendo best-sellers antes dos 12 anos. A ideia romântica do “gênio solitário” perambula pela imaginação coletiva, mas a realidade é bem diferente. Ser uma pessoa superdotada não significa ter uma vida mais fácil – muitas vezes, significa justamente o oposto.

Ler mais
O lado oculto do TDAH na vida adulta

Imagine viver em um mundo onde sua mente nunca desliga. Onde ideias explodem como fogos de artifício em plena segunda-feira de manhã, enquanto você tenta pagar um boleto sem esquecer a senha do banco. Esse é o dia a dia de muitas pessoas adultas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Mas ninguém fala sobre isso.

Ler mais
tdha-mulheres-neurogerson
TDAH e ciclo hormonal: uma dança complexa

As flutuações do TDAH ao longo do ciclo hormonal: novas perspectivas científicas

Imagine a mente humana como uma orquestra complexa, onde os neurotransmissores são os músicos e os hormônios, os regentes. Agora, adicione o fator TDAH ao palco. Novas pesquisas estão revelando o que pode ser uma dança delicada, mas às vezes tumultuada, entre flutuações hormonais e os sintomas do TDAH.

Ler mais